Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Ataque informático pode ter maiores consequências esta segunda-feira

ataque informático ode ter maiores consequências esta segunda feira, alerta a Europol
Share it:
Se receber e-mails de remetentes desconhecidos, não abra!

ataque informático

Pelo menos 150 países foram afectados pelo ataque de sexta-feira, que teve origem numa falha no Windows aproveitada por piratas informáticos.

A Europol está preocupada com o ataque informático lançado na sexta-feira e avisa: o número de empresas e pessoas afectadas está a aumentar a cada hora. “O ataque foi lançado na sexta-feira à tarde, talvez deliberadamente, para apanhar empresas durante o fim-de-semana, durante o qual os computadores podem ter ficado ligados. O vírus pode ter evoluído em diferentes redes. Por isso, as empresas que não actualizaram os seus sistemas devem fazê-lo antes que as pessoas regressem ao trabalho esta manhã”, avisa o director da polícia europeia, Rob Wainwright.


Em entrevista à BBC, mostrou-se preocupado com a dispersão do vírus e revelou que os números de utilizadores afectados estão a aumentar. “Nunca vimos nada desta escala. Sobretudo, porque o pedido de resgate foi combinado com uma aplicação que permite que um computador afectado pode rapidamente espalhar o vírus para outros computadores em todo o mundo”, afirmou. “Por isso, estamos a ver estes números a aumentar a toda a hora e em todo o mundo. Eu acho que os números continuam a aumentar, em vários sectores e em todo o mundo. Os números continuam a aumentar”, insistiu. Wainwright explicou depois que, na sexta-feira à noite, “houve uma redução do nível de infecção, depois de um remendo que se conseguiu fazer, mas surgiu uma segunda variação do vírus que os criminosos colocaram a circular”. “Por isso, os números estão a aumentar”, repetiu.

De acordo com alguns analistas de segurança informática, os piratas informáticos terão usado uma ferramenta conhecida como “Eternal Blue”, desenvolvida pela NSA, a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, para conseguir entrar na falha e aceder, assim, a milhares de computadores em todo o mundo.

Pelo menos 150 países já foram afectados por este ciberataque. Os piratas informáticos detectaram uma falha no sistema operativo Windows e exigem um resgate em dinheiro virutal (bicoins). Em Portugal, a EDP cortou os acessos à Internet para prevenir ataques informáticos e a Portugal Telecom alertou os seus clientes para o vírus perigoso, pedindo cautela na navegação na rede e na abertura de anexos no “email”.

O melhor é não abrir qualquer mensagem de correio electrónico que chegue de um remetente desconhecido.

Fonte: Renascença

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: