Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Ciberataque à Ucrânia terá sido para instalar malware

Ciberataque à Ucrânia terá sido para instalar malware
Share it:

O objectivo do ataque seria precisamente instalar software malicioso (malware) em computadores ligados ao Estado e a organizações comerciais ucranianas.

Ciberataque à Ucrânia

A Ucrânia foi alvo de um ciberataque que se espalhou depois a dezenas de outros países. Segundo o que adianta fonte da polícia ucraniana à Reuters, as autoridades daquele país estão convencidas de que o objectivo passava por fragilizar as infraestruturas informáticas da Ucrânia.

Na prática, explica a mesma agência, isto significa que os hackers não estariam interessados em fazer chantagem mas sim em instalar software malicioso, que poderá ser usado como ferramenta de sabotagem no futuro. Kiev criticou Moscovo.


A tensão entre a Rússia e a Ucrânia continua elevada, desde o derrube do governo ucraniano e a posterior anexação à Crimeia por parte da Rússia, em 2014.

Moscovo nega qualquer envolvimento no caso mas nos últimos anos os russos já foram acusados pelos ucranianos de terem levado a cabo outros dois ciberataques.

O ataque afectou em particular a Ucrânia mas chegou depois a outros países. A Alemanha explicou que, no seu caso, apenas 12 empresas foram afectadas, sendo que estas empresas germânicas terão sido afectadas através de computadores de subsidiárias na Ucrânia.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: