Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Como verificar e detectar se o cartão Micro SD é falso

Como verificar e detectar se o cartão Micro SD é falso
Share it:

Têm aparecido imensos cartões micro SD com capacidades enormes a preços muito baixos, mas por vezes nem todos eles são o que aparentam ser.

Micro SD

Por exemplo compraste um cartão de 64GB, a caixa assim o indica mas será que ele tem na realidade os 64GB? Infelizmente nem sempre.

Existem muitos vendedores no mercado que estão a vender cartões micro SD remarcados, isto é, com 64GB por fora e com 8GB por dentro.

Por outras palavras cada cartão Micro SD tem duas partes principais: microcontrolador e chip flash bruto. Enquanto o chip flash tem o seu tamanho fixo (ou seja, 8GB), o microcontrolador pode ser programado para denunciar qualquer coisa. Desta forma, o microcontrolador de um cartão falso relata 64GB, enquanto o chip flash permanece 8 GB.


O Windows pode mostrar 64 GB quando verificares o tamanho nas propriedades do cartão, mas o Windows realmente não mede ou verifica o tamanho do cartão. Tudo o que faz é pedir ao microcontrolador do cartão informação sobre a sua capacidade e se o microcontrolador foi reprogramado para indicar maior capacidade, estás a ver um tamanho maior do que aquele que o cartão realmente tem.

Como detectar cartões falsos micro SD e SD


Alguns vendedores sabem exactamente que estão a vender falsificações, outros talvez sejam mesmo enganados elo fabricantes e não têm consciência do que se está a passar.

Existem alguns critérios para reconhecer se um cartão é ou não falso olhando apenas para as fotos do vendedor.


Actualmente existem 3 tipos de cartões:
  • SDSC ou SD - Até 4 GB
  • SDHC - 4 a 32GB
  • SDXC - 64GB a 2TB
Logo ao saber da existência destes 3 tipos e das respectivas imagens já pode dar conta logo se é fraude ou não porque não ode comprar um SDHC de 64GB quando ele vai só até 32GB.

Deixo aqui os logos para os conhecerem melhor:

SDHC        SDXC

A maioria dos cartões SD falsos tem pouca informação na embalagem e faltam imagens como estes logotipos em comparação com os originais. Por exemplo, todos os cartões falsos semelhantes aos Samsung nunca mostram capacidade na embalagem, enquanto os Samsung original mostram.

As embalagens podem também não coincidir com o cartão, o que diz a embalagem é X mas por dentro contém Y.


Outra situação que podes verificar é a classe do cartão e classe que indica a caixa, acontece muitas vezes serem diferentes. Tipo a caixa indicar ser Classe 10 e o cartão dizer classe 6.

Por isso e como primeira regra verificar a informação da embalagem, verificar se não falta informação e acima de tudo verificar se a informação bate certo com a do cartão que está dentro dela.

Como segunda regra verificar se a família do cartão combina com a sua capacidade.

Outra característica dos cartões falsos relatada por vários sites é que todos os cartões falsos recentes têm o seguinte na parte de trás: MMB3R08BUACA-GE (número da peça) XL8B20140105 (código de data, pode variar) Fabricado em Taiwan.


Parece que a parte "08" no número mostra a capacidade real do cartão - 8GB. Outras variações conhecidas são: MMB3R08GUACA-GE, MMB3D08BUACA-GE, MMB3D08GUACA-GE, MMB3R08GUACA-GE.

Como verificar no caso de já ter comprado?


Se já compraste ou se notas que o cartão não esta a funcionar correctamente (lentidão, ficheiros perdidos, etc) e queres verificar que não foste enganado podes utilizar vários softwares.

H2testw (Windows)
F3 (Linux)
F3X (MAC)
FakeFlashtest (Windows)


Existe também uma aplicação para Android, SD Insight é uma app gratuita, rápida e fácil de usar que em poucos segundos lê os detalhes técnicos do seu cartão SD e exibe as informações em um formato fácil de compreender. Reconhece quase todos os fabricantes.

Exemplos


Reparem na diferença entre o original e o falso

Micro SD

Micro SD

Falta de informação

Micro SD

Embalagem diferente do cartão ( um é ultra outro é extreme) e não há qualquer tipo de indicação da capacidade na embalagem.

Micro SD

Este é o falso cartão Sandisk Ultra Micro SD. A fonte utilizada para escrever "128GB" no cartão não coincide com a usada no site Sandisk para o mesmo cartão. UPC é 619659078812, o modelo é SDSDQUAN-128G-G4A. O modelo corresponde ao cartão micro SD de 128GB, mas a cor é diferente. O cartão original é de cor preta e vermelha, não como esta falsa. A capacidade actual é de 8GB.

Micro SD

Share it:

info

Post A Comment:

2 comments: