Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O que é ViaCTT? Para que serve?

Tudo sobre via CTT, o que é, para que serve e como pode aderir
Share it:
A ViaCTT é uma Caixa Postal Eletrónica segura e fiável, disponível num portal seguro, que permite a receção do correio em formato digital.

viaCTT

Este serviço funciona como sistema de notificações do Fisco e é obrigatório desde 2012 para os contribuintes independentes e também empresas.

O que é a viaCTT?


Complementar à caixa postal física (correio tradicional), permite a recepção do correio em formato digital, remetido pelas entidades emissoras aderentes à ViaCTT, desde que autorizadas pelo titular da caixa.

A ViaCTT não tem qualquer custo para os destinatários. Tal como no correio tradicional os custos são suportados pelos entidades emissoras do correio. Cada pessoa individual ou coletiva pode ter uma caixa postal electrónica ViaCTT, durante toda a vida ou existência jurídica.

Os CTT são os consolidadores deste correio eletrónico, tendo a responsabilidade de ligação entre as entidades emissoras e os destinatários, assumindo, no mundo eletrónico, o mesmo papel que no correio tradicional.

Principais característica do serviço via CTT


A ViaCTT é fiável e garante privacidade;
A ViaCTT permite a liberdade de escolha;
A ViaCTT é segura;
A ViaCTT tem valor legal;
A ViaCTT é gratuita;
A ViaCTT está sempre acessível;

Como aderir?


A adesão ao serviço pode ser efetuada de três modos distintos:
  • Registo no site Registe-se no site ViaCTT em “Adira Já” e siga todos os passos pedidos;
  • Estação de Correios: Dirija-se a uma Estação de Correios, identifique-se presencialmente e receberá um Código Temporário de Utilizador. Aceda ao site do serviço e introduza o Código Temporário de Utilizador em “Acesso”. A sua caixa ficará activa;
  • Portal das Finanças: A adesão efetuada por este modo garante automaticamente a identificação pessoal do titular da caixa (seja pessoa particular ou pessoa coletiva), não sendo necessário qualquer identificação adicional.

Como aceder à Caixa Postal?


O acesso é realizado através do próprio site do serviço na zona lateral direita. A autenticação pode ser realizada com as credenciais criadas anteriormente, aquando da adesão, ou com usando o Cartão de Cidadão.

Depois de acederem as funcionalidades são semelhantes à de um serviço de e-mail tradicional. Além do acesso ao correio, é possível saber que entidades temos subscritas, podemos subscrever novas entidades, partilhar documentos, gerir alertas, etc.

Aplicação móvel


O serviço disponibiliza ainda apps para Android e para o iOS, como o objetivo do facilitar ainda mais a interação do utilizador com este serviço.

ViaCTT Android

ViaCTT iOS


Fonte: Pplware, ViaCTT, ECO
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: