Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

OLED vs QLED: Qual a melhor tecnologia de TV?

OLED vs QLED: Qual a melhor tecnologia de TV?
Share it:
QLED e OLED podem ter nomes semelhantes, mas são tecnologias totalmente diferentes!

QLED vs OLED

A Samsung cunhou e registou o termo, anunciando as primeiras TVs QLED na CES 2017, mas esta tecnologia não está limitada à Samsung. Como prova disso, a gigante sul-coreana fez uma parceria com os fabricantes chineses Hisense e TCL, anunciando uma aliança QLED no final de Abril de 2017 e, como testemunhamos na CES 2018, a TCL agora tem uma linha de televisores QLED.

Mas percebermos as suas diferenças convém sabermos bem alguns conceitos primeiro.

O que é o QLED?


De um modo geral, as TVs QLED são apenas TVs de LED que usam pontos quânticos para melhorar o desempenho nas principais áreas de qualidade de imagem.

A Samsung, no entanto, afirma que suas TVs QLED são especiais, oferecendo níveis de brilho que superam qualquer tecnologia de TV concorrente e que tem melhores níveis de preto que outras TVs de LED, e podem reproduzir mais cores do que TVs LED sem pontos quânticos. Como? Os pontos quânticos actuam quase como um filtro que produz luz mais pura do que os LEDs podem fornecer.

Para atender aos padrões da Ultra HD Alliance para uma TV Ultra HD Premium, a maioria das TVs de LED deve usar pontos quânticos de alguma forma, isso fez com que estes são busados constantemente, pelo que a Samsung defendia que as TVs deveriam ser chamadas de QLED.

Basicamente as QLED para muitos é marketing sem sentido. QLED - que significa Light Emitting Diode - é muito diferente do OLED. O mais estranho é que as TVs QLED não são TVs QLED. Uma TV QLED deve ser exatamente como uma TV OLED em ter um painel que seja auto-emissivo, de modo que possa ligar e desligar pixels individuais. As TVs QLED da Samsung não podem fazer isso e, na verdade, basta colocar um filtro de cores de pontos quânticos na frente de uma luz de fundo do LCD. É prematuro chamá-los de QLED, e eles devem realmente ser chamados de QLCD-LEDs.

QLED vs OLED

Os diodos emissores de luz de pontos quânticos inorgânicos num painel QLED não emitem a sua própria luz, mas são iluminados por uma luz de fundo, como qualquer TV LCD. É por isso que eles não são tão finos como os televisores OLED.

Então, na verdade, não é uma tecnologia de exibição de última geração, apenas um ajuste na tecnologia de TV LCD. No entanto, isso não significa que não seja impressionante - é realmente muito bome demonstra outra qualidade de imagem.

A Samsung não tem no seus planos futuros produzir TV OLED, mas no entanto como resposta ao OLED tenciona criar a forma de MicroLED. Essa é uma tecnologia não tem nada a ver com QLED, mas com base no que se viu na CES 2018, a MicroLED tem o potencial de trazer uma concorrência séria para OLED, especialmente no que diz respeito aos níveis de brilho e preto.

O QLED não é uma tecnologia de exibição emissiva, como plasma, OLED ou MicroLED. Pontos quânticos não emitem diretamente as cores que vês. Eles estão espalhados num pedaço de filme que age quase como um filtro dentro de um painel de TV LEDe por isso têm que ser retro-iluminados por LED através deste filme, a luz é refinada para uma temperatura de cor ideal e, a partir daí, o brilho e a cor são significativamente melhorados.

O que é o OLED?


OLED - sigla em inglês para Organic Light Emitting Diode - utiliza um filme à base de carbono entre dois condutores que emite a sua própria luz quando passa corrente elétrica.

São os próprios pixeis a produzir a luz, quando precisam de ficar a preto, eles são desligados completamente. Isso significa que não há luz de fundo no LCD, são pretos muito realistas com contraste infinito que quase parecem buracos negros, taxas de actualização extremamente rápidas e um brilho mudo ideal para filmes.

Ver TV numa TV OLED dá uma sensação de uma qualidade muito especial.

Quais marcas suportam OLED e QLED?


Basicamente é uma pequena guerra comercial entre a LG e a Samsung.

A maioria das marcas de TV está a alinhar-se atrás do OLED, acreditando ser a tecnologia superior para qualidade de imagem. Marcas como a LG, Sony, Panasonic, TP-Vision (da marca Philips no Reino Unido), Loewe, estão a vender TVs OLED, mas no entanto ainda a um preço exorbitante.

A Samsung, a Hisense e a TCL formaram a Aliança QLED em abril de 2017 para trabalhar juntas para o desenvolvimento do QLED e combater o uso crescente de painéis OLED em aparelhos de TV.

Esta aliança tem incidido mais sobre o mercado chinês.

TV QLED ou TV OLED?


Os preços são idênticos, altos por natureza, por isso tudo depende da real utilização que queres dar e onde a queres arrumar.

As OLED são mais finas, as QLED ligeiramente mais grossas. A estética também pode ser importante na hora de decisão.

Para tamanhos como por exemplo de 55 polegadas, para ver filmes, talvez a qualidade de imagem dos OLED seja superior mas para ecrãs mais pequenos já não é bem assim. E para jogar também já não é bem assim.

QLED vs OLED

Mas aqui tens que analisar realmente a utilidade e as características detalhadas da TV que queres comprar e claro ver se a diferença de preço compensa.

A OLED é uma tecnologia com futuro, a QLED ainda tem que ser aprimorada e tem que ir de encontro á verdadeira definição de QLED, abandonando a luz de fundo, os QLED verdadeiros são auto-emissivos, e quando forem lançados, espera-se que ofereça o desafio mais forte ao OLED, já que traz muitos dos mesmos benefícios que o OLED.

As QLED ao serem auto-emissoras são capazes de ligar e desligar pixeis individualmente o que é uma vantagem para o brilho da imagem, mas para já não passam de rumores.

Por enquanto, e segundo os especialistas, o OLED leva ligeira vantagem, mas no futuro pode pertencer ao QLED até por terem vantagens na produção e poderem ter um preço mais competitivo.

E uma Smart TV topo 4K a grande preço?


Haier U55H7000 55 inch UHD HDR HDMI Smart TV Netflix - $499.00 Free Shipping|GearBest.com

Only $499.00,buy Haier U55H7000 55 inch UHD HDR HDMI Smart TV Netflix at GearBest Store with free shipping.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: