Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Transferências bancárias entre bancos em segundos

As transferências bancárias entre bancos podem ser agora imediatas, mas como é óbvio, os bancos vão cobrar por tal operação.
Share it:
Já era sem tempo! O Banco de Portugal anunciou agora uma novidade interessante! As transferências bancárias entre bancos podem ser agora imediatas, mas como é óbvio, os bancos vão cobrar por tal operação.

Transferência bancaria

Segundo o comunicado publicado pelo Banco de Portugal, o Sistema de Compensação Interbancária (SICOI) – sistema de pagamentos, gerido e regulado pelo Banco de Portugal, que processa a generalidade das operações de pagamento ordenadas diariamente pelos particulares e pelas empresas em Portugal – passou a permitir o processamento de Transferências Imediatas.

O processamento contínuo de transferências a crédito estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, com disponibilização dos fundos nas contas dos beneficiários em poucos segundos.

O modelo preconizado para o processamento de Transferências Imediatas (SEPA Instant Credit Transfer– SCT), estabelece que estas operações de pagamento devem:
  • Assegurar que os fundos são disponibilizados ao beneficiário num tempo máximo de 10 segundos; 
  • Permitir a execução de operações até um montante máximo de 15 mil euros; 
  • Estar disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano; 
  • Permitir o processamento para beneficiários em qualquer um dos países do espaço SEPA. 

O Banco de Portugal refere, no entanto, que adesão ao subsistema de Transferências Imediatas é facultativa por parte dos prestadores de serviços de pagamentos, pelo que, numa primeira fase, nem todas as instituições ativas no mercado de serviços de pagamento de retalho português terão esta solução disponível para os seus clientes.

Espera-se um gradual aumento de cobertura e amplitude ao longo dos meses subsequentes, tanto ao nível das instituições participantes, como dos segmentos e canais em que o serviço é disponibilizado.

Os preços serão definidos por cada banco e ainda não se encontram definidos, o que temos que esperar para ver.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: