Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Robots de serviço Sanbot chegam a Portugal

Robot de serviço mais carismático no mundo agora disponível para as empresas portuguesas.
Share it:
Robot de serviço mais carismático no mundo agora disponível para as empresas portuguesas.


A Sanbot , robot de serviço da fabricante chinesa Qihan, chegou a Portugal e já está disponível para facilitar o dia a dia das empresas.

Com 20 quilos e 90 centímetros de altura, a Sanbot é um robot social, altamente personalizável, com design simples e equipado com a mais recente tecnologia de inteligência artificial, capaz de exprimir emoções e de oferecer a melhor experiência na interação com as pessoas.



Entre as componentes mais relevantes, destaque para os sensores que permitem movimento ilimitado, através das suas 12 pequenas rodas móveis que fazem rotações 360º, possibilitando a navegação em superfícies irregulares. Dispõe, ainda, de dez sensores para evitar obstáculos quando realiza uma deslocação.

Além disso, a Sanbot dispõe de um ecrã tátil HD de 10,1 polegadas, possibilitando visualização de imagens em alta resolução e uma experiência rica de user interface (UI), braços iluminados com mais de 250 cores e projetor laser HD.

Com uma câmara 3D, a Sanbot interpreta os gestos e movimentos das pessoas e é, ainda, capaz de fazer reconhecimento facial. Tem, também, microfone incorporado, que permite localização por voz e a resposta a comandos de voz ou, simplesmente, entrar em conversação.

Este tipo de robot de serviço pode, também, ser configurado para funções de telepresença, através de chat de vídeo, tem colunas de som e está programado para encontrar uma estação de carregamento de bateria, desde que esta se encontre num raio de cinco metros.

A Sanbot chega a Portugal com a pretensão de ajudar as empresas a alavancar os seus negócios, mas também para ser um auxílio na promoção da educação e do bem-estar.

Na área da saúde, pode prestar apoio ao cuidador e às enfermeiras, pois, através do sistema operativo Android pode ser programado para lembrar a hora dos medicamentos, fazer videochamadas ou disparar alertas por SMS caso o batimento cardíaco do paciente ficar alterado. Pode, inclusive, ser colocado em departamentos geriátricos e pediátricos, salas de tratamento oncológico ou hemodiálise com o objetivo de entreter os pacientes.


Também na área da educação, a Sanbot pode ser utilizada para criar empatia e confiança dos alunos, ensiná-los a cantar, dançar, pintar, ou a aprender o seu e outros idiomas. Ler histórias, conversar, projetar aulas e personalizar o conteúdo a cada aluno em aulas individuais são algumas das vantagens.

Outro setor que beneficia com este novo dispositivo é o setor turístico, no desenvolvimento de uma melhor experiência de hospitalidade aos turistas, com tradução simultânea, boas-vindas, recolha de informação, ou até mesmo no setor do retalho, onde pode auxiliar na promoção de serviços no ponto de venda físico, dando informação sobre os mesmos, ou até entregando um voucher promocional.

Eduardo Lucena, responsável pela divisão de robótica da Beltrão Coelho, sublinha a urgência de trazer esta nova tecnologia para Portugal.

Os robots de serviço são uma realidade incontornável da transformação digital e estão a massificar-se em todo o mundo. Em Espanha, estão já altamente estabelecidos, pelo que Portugal não pode ficar atrás nesta evolução tecnológica. A Sanbot foi concebida para facilitar o dia a dia das pessoas, não para as substituir no local de trabalho. Pode ser um asset valioso para as empresas, se bem explorado.

Os robots Sanbot foram criados pela tecnológica chinesa Qihan, um dos principais players mundiais na comercialização de robots de serviço sociais. Foi desenvolvida em parceria com a IBM Watson, Nuance, Sony e em Portugal é representada pela Beltrão Coelho, que permite às empresas tomarem contacto com esta nova tecnologia através de sistema de aluguer.

Atualmente, o mundo da robótica muda todos os dias, pelo que não faz sentido as empresas investirem milhares de euros na compra de um equipamento que amanhã pode já não ser o mais indicado para o trabalho que realizam. Nesse sentido, o aluguer destes robots de serviço permite às empresas testarem as suas funcionalidades e adaptarem-se de forma mais ágil às necessidades dos seus mercados”, justifica o responsável.

Ficha técnica Sanbot 

Peso: 20 kg
Altura: 90,2 cm
Largura: 42,1 cm
Profundidade: 33,1 cm
Tipo de bateria: lítio
Capacidade: 20Ah\300W
Duração: aproximadamente 4 horas; stand by de cerca de 10 horas
Sensores da cabeça: Mic x 7, RGB Camera x 2, 3D sensor x 1, sensor Touch x 7
Sensores do corpo: sensor Gyroscope x 1, sensor de indução de corpo humano x 2, sensor de evasão de obstáculo IR x 1, Sensor de receção de mensagens IR x 6, Sensor Touch x 4, sensor de bússola eletrónica x 1
Sensores das mãos: sensor de evasão de obstáculo IR x 4, sensor Touch x 2
Sensores das pernas: sensor de evasão de obstáculo IR x 10, roda Omni x 3
Movimento da cabeça: 2 x DOF, 180º em direção horizontal, 30º em direção vertical
Movimento das mãos: 1x2(L/R) DOF, 270º de Movimento para a frente e para trás
Movimento da base: 3x DOF nas rodas
Vídeo: câmara 8.0MP HD; câmara de cor 1.0MP HD com ângulo de superfície asférica 140º
Ecrã: 10.1 polegadas 1080P HD

Projeção

Laser: 1920 x 720
HD wide gamut output: 60Hz
Rácio: 16:9
Plataforma: ROS1.1
Som: controlo de voz, localizador de som 360º 4x tweeters, 1x subwoofer
Rede wi-fi: IEEE 802.11 a\b\g\n(2.4GHz\5GHz)
Rede wireless: Bluetooth4.0, ZigBee
Lâmpada ambiente: 250 tipos de cores 2 cycles para as orelhas, 2 pcs para mãos e 1 cycle para chássis
Velocidade: 0.8m/s max
Grade: 1.5cm max
Input: AC 100-240V 50/60Hz
Output: DC 19V/4.75A
Indicador LED: Vermelho = bateria com menos de 30%, Amarelo = bateria com 70%, Verde = bateria com mais de 80%
Temperatura: 0°C - +35°C(+32°F - +95°F)
Humidade: 10%~90% 
Distância para auto-carregamento: 0-5 m (0-16.4 ft), sinal de cobertura 180°
Programa de interface: MPS



Sobre a Sanbot

Sanbot é a mistura perfeita de humanos e máquinas. É um robot de design simples e vem equipado com a mais recente tecnologia de Inteligência Artificial. Toda interação com a Sanbot oferece a melhor experiência possível. A Sanbot é fabricada pela empresa tecnológica chinesa Qihan. Representante das empresas de alta tecnologia da China, a QIHAN possui 200 patentes, algumas de Machine Vision Recognition, Multi-axis Automatic Control, análise de big data e cloud, todas relacionadas com soluções de inteligência artificial. A Qihan possui mais de 20 delegações em todo o mundo, em cinco continentes, com negócios em mais de 150 países. Para construir a Sanbot, a Qihan efetuou parcerias com 12 corporações mundiais, algumas como a IBM Watson, Amazon Alexa e Nuance. A Beltrão Coelho é a distribuidora exclusiva e oficial da Qihan e da marca Sanbot em Portugal. Mais em: www.robots.beltraocoelho.pt e www.facebook.com/robotsdeservico

Sobre a Beltrão Coelho

A Beltrão Coelho é uma histórica marca portuguesa e que existe há 70 anos. Com sede em Lisboa, é uma empresa de Tecnologias da Informação, especialista em Managed Print Services com soluções integradas que se iniciam no suporte de backoffice até à página impressa. É, hoje, considerada um dos principais players neste mercado. Ao longo da sua existência, sempre procurou a inovação e a diversificação de produtos. Com o crescimento mundial do segmento dos robots de serviço, a Beltrão Coelho está a investir firmemente na entrega deste serviço para o mercado português. Internamente, criou a sua Divisão Robótica, com uma equipa jovem, dinâmica e muito talentosa e trouxe para Portugal a Sanbot. Mais em: www.beltraocoelho.pt
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: