Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Cuidado com o malware por e-mail: existe um que te chama pelo nome!

Cuidado com o malware por e-mail: existe um que te chama pelo nome!
Share it:
A maioria das pessoas sentem-se aptas e têm a percepção de quando recebem um e-mail fraudulento. Quando o filtro de spam não funciona, os nossos próprios sentidos do que é verdadeiro e o que é falso geralmente alertam-nos na hora. O problema é que os e-mails de spam evoluem com o tempo até chegarem a um ponto em que eles podem enganar uma pessoa comum pelo menos uma vez.

malware Email

O que parece ser uma comunicação legítima vinda de uma empresa confiável pode ser, na verdade, uma tentativa esperta de redireccionar-te a sites fraudulentos ou uma mensagem comum vírus ou malware anexado nela. Assim que clicares no link ou abrires o anexo, o teu sentido já era e podes apenas esperar que o teu antivírus tome conta da tarefa de detectar e remover o vírus.

E-mails de spam que te conhecem pelo nome

Há duas versões do mesmo e-mail malicioso, horrível, que veio à tona em 2017. O que o torna tão perigoso é que ele engana o teu sentido de defesa automático ao apresentar informações pessoais sobre ti - para ser mais claro, o teu nome e o teu endereço.

Ver esses pedacinhos de informações destacados num e-mail cria um efeito psicológico que, às vezes, pode fazer com que abras o e-mail sem pensar bem sobre o assunto ou sobre quem o enviou. O e-mail pode vir com um de dois possíveis assuntos. O primeiro é um contrato em anexo que você precisa assinar; o outro vem de um “cidadão de bem” que recebeu um arquivo por engano com as tuas informações pessoais, e que incluiu tal arquivo em um anexo para vejas.

De qualquer forma, o isco foi plantado. Há algo importante sobre ti anexado num e-mail, e mesmo que saibas que não deve abrir alguma coisa desse tipo vindo de uma fonte desconhecida, o destaque adicional dado ao teu nome e ao teu endereço no topo do e-mail acaba por tornar isso um pouco difícil de ignorar.

Para fazer com que o spam pareça ainda mais legítimo, o anexo está protegido com uma senha. Isso faz preocupa-te ainda mais. Quem em sã consciência protegeria um arquivo se não fosse de verdade? Assim que digitas a senha, recebes uma ecrã parecido com o Microsoft Word a avisar que o documento está protegido e que a única forma de abri-lo é usar o Word para permitir a sua edição. Só que continuar a partir desse ponto é a receita para o desastre. Os caracteres que digitas vão activar o malware, e ele vai fazer download e instalar-se a si mesmo no teu computador. Se tiveres um programa antivírus actualizado, há uma boa hipótese de eliminares o vírus antes que ele crie um ninho e faça alguma coisa de mal no teu computador.

Entretanto, esse vírus em particular tenta cobrir todos os seus rastros para não ter problemas com a segurança. Um relatório de como o vírus funciona indica que se ele for bloqueado pelo teu sistema de segurança, ele vai pedir para desactivar o teu firewall e o teu programa antivírus para que seja carregado correctamente.

Proteja-se de e-mails maliciosos

Não há muito o que possa ser feito para impedir que os criminosos roubem os teus dados de várias fontes. Entretanto, podes controlar o que acontece com o seu sistema. Se você já não tem um desses, procure por um programa antivírus de boa qualidade e instala-o no teu sistema assim que possível. Baixa actualizações para o programa com frequência para ter os melhores resultados e se proteger de e-mails fraudulentos.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: